Segurança do Trabalho

Deve-se providenciar a segurança do pessoal envolvido diretamente na movimentação de cargas. As pessoas em circulação na área de perigo, deverão ser alertadas da operação e mantidas a uma distância segura (normalmente, um raio mínimo de 3m a 5m). Se necessário, conforme avaliação do responsável pelo trabalho, as pessoas devem ser retiradas da área de movimentação. As mãos e outras partes do corpo deverão ser mantidas longe da cinta e da carga (para evitar acidentes pessoais) durante a elevação da carga.

Deve-se também fazer consulta à legislação vigente, como por exemplo: OHSAS 18001, ISO 12480-1, PORTARIA 3214/78 (NR11 – transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais), ABNT NBR 11914 (Análise quantitativa de materiais têxteis) e ABNT NBR 12744 (Fibras Têxteis – Classificação), para adoção de práticas seguras no planejamento e controle da operação de elevação (sistemas seguros de trabalho).

Deve-se proceder a uma movimentação experimental, a partir de uma pequena elevação da carga (esticar), até eliminar a folga que a cinta tenha da carga.

A carga deverá então ser continuamente, e levemente, elevada, procedendo-se a uma verificação quanto a ela estar segura e ter assumido a posição pretendida. Esse procedimento é especialmente importante com engates de cesto, ou outros tipos soltos, nos quais a fricção retém a carga. Se houver tendência à inclinação, a carga deverá ser arriada e as fixações reposicionadas.

A movimentação experimental deverá ser repetida até que se tenha garantia da estabilidade da carga.

Ao se proceder a elevação, é preciso assegurar-se de que a carga esteja sob controle, por exemplo, para evitar rotação acidental ou colisão com outros objetos.

Deve-se evitar o içamento “intermitente” pois isso aumentará as forças atuantes na Cinta Levtec. Uma carga na cinta, ou a própria cinta, não deverão ser arrastadas no chão ou sobre superfícies ásperas.

A carga deverá ser arriada de maneira igualmente controlada, como indicado no procedimento de elevação.

Deve-se evitar o aprisionamento da cinta na operação de arriar a carga. Da mesma forma, não se deve tentar puxar a cinta debaixo da carga quando esta estiver descansando sobre ela.

As cintas nunca poderão estar torcidas ou com nós.

A costura de fechamento nunca deverá ser passada por ganchos ou por outros dispositivos de suspensão (ela deverá preferencialmente estar posicionada na parte vertical da cinta).

NUNCA SE ESQUEÇA DE USAR O EPI RECOMENDADO PARA A FUNÇÃO.

Segurança no trabalho - EPI