História

Fundada em 20 de dezembro de 1991, a TECNOTEXTIL tornou-se a maior fabricante de cintas sintéticas para movimentação de cargas da América Latina. Mas nossa história se inicia antes mesmo da nossa fundação: com a Levtec, empresa que desde 1983, foi pioneira no mercado brasileiro de cintas têxteis para movimentação de cargas.

A Tecnotextil iniciou suas atividades a partir de um desenvolvimento de uma trama especialmente voltada para uma qualidade diferenciada de fita. A empresa contava com alguns poucos teares em cerca de 480m², porém já nascia a fabricante de fitas sintéticas da mais alta resistência, mesmo dependendo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para validação de seus produtos, a alguns quilômetros de distância.

Iniciamos como uma tecelagem que transformava fios sintéticos de alta tenacidade nas fitas, que eram ofertadas à Levtec para que daí então se produzisse o produto final (a cinta).

A partir de 1994, a Tecnotextil deu um salto de qualidade através da importação do fio com maior resistência e rendimento operacional, podendo ampliar substancialmente o limite máximo de capacidade de carga das cintas Levtec. E é neste mesmo ano que vem a parceria com a fusão das duas empresas. Hoje a Tecnotextil detém não somente a marca LEVTEC, como também as marcas TRIK e LEVFIX, surpreendendo e lançando novos produtos a cada ano.

Em 1999 a empresa passa a produzir as cintas em conformidade com as normas técnicas EN# e inicia os trabalhos da elaboração da norma brasileira (NBR). A Tecnotextil foi a primeira a oferecer estes tipos de produtos com uma garantia real de segurança e rastreabilidade para o mercado.

Em 2005 veio o reconhecimento do sistema de gestão da empresa, com a conquista da certificação ISO 9001.

A Tecnotextil celebraria em 2006 a marca de 50 colaboradores e, no ano seguinte a construção de uma máquina de ensaios própria até 200t (validada pelo IPT, pioneiro no Brasil na medição e calibração de células de carga desse porte), proporcionando a melhoria, ampliação e o desenvolvimento dos mais variados modelos de cintas, afirmando-se definitivamente como referência em soluções para movimentação de cargas com cintas sintéticas no Brasil.

Em 2007 houve a mega expansão da empresa, que já tinha pulado anteriormente para 1700m² em 2000, agora contando com 5500 m², para poder atender a demanda que viria de encontro ao próximo passo em nossa história: em 2008, foi lançada a NBR 15637 regulamentando as cintas sintéticas para elevação de cargas.

Em 2010 foi a vez da norma NBR 15883 regulamentar as cintas de amarração, ano onde também reformulamos a nossa marca pela primeira vez.

Em 2011 colocamos no mercado as cintas em Aramida e no final de 2016, o mais recente lançamento: as cintas em Dyneema®.

A Tecnotextil continua sua trajetória de crescimento e inovação, e seguimos ofertando cada vez mais produtos e acessórios para movimentação de cargas; mantendo altos níveis de exigência no controle da qualidade tanto de nossos cintas têxteis (fabricação), quanto dos componentes (revenda) comercializados.