Como escolher a cinta de elevação mais apropriada?

Esta é a grande dúvida, a pergunta chave na movimentação de cargas!

Sempre deve ser escolhida a cinta pelo CMTE (carga efetiva) e esta informação vai depender fundamentalmente do valor do peso (massa) da carga a ser movimentada e principalmente pela forma de uso.

Este último ponto é o mais importante: quantas cintas serão utilizadas (conjunto de cintas), a forma de uso (Cesto, Direta ou Enforcado), a incidência de ângulos etc…

Depois de descobrir a forma de uso, teremos noção de qual é CMTE necessário para a cinta. Mas a especificação da cinta se dá pelo seu CMT (carga nominal).

Para descobrir qual o CMT (qual o modelo da cinta), temos uma excelente ferramenta em nosso site:

telaAppBusca

Se por exemplo você chegou à conclusão que vai precisar de uma cinta de CMTE de 6.400 kg na forma Enforcada, você deve escolher a cinta de CMT 8.000 kg. Utilizando a ferramenta você vai verificar que existem diversos modelos de cintas de 8t; escolha o que melhor te atende:

telaAppBusca-Resultados

Com todas opções à vista, você agora pode decidir melhor a sua opção:

  • Maior necessidade de largura, escolher a 23240Z (Anel de 240mm);
  • O ponto de içamento (gancho/dispositivo onde irá colocar a cinta) é muito antigo ou mesmo está danificado (contém rebarbas, mossas ou outras irregularidades), prefira a cinta cinta FLAT 25150K (com alça metálica) para aumentar o tempo de vida útil da cinta;
  • Operações convencionais sugerimos sempre escolher as cintas tubulares TECNO (20008T) que por ser uma cinta circular, normalmente tem maior durabilidade e maior flexibilidade no uso.

Estando escolhida a cinta, vem a última etapa que pode ser vital para o correto manuseio da carga: a escolha de proteções, fundamental quando a carga contém cantos vivos ou superfície abrasiva.

Mesmo em operações normais, o uso de proteções aumenta muito o tempo de vida útil da cinta e acaba sendo a opção mais econômica: o custo pode aumentar até 20%, mas a cinta dura 200% mais.

Consulte em nossos catálogos as proteções aplicáveis para cada tipo de produto e veja também este outro FAQ, relacionado ao tema: qual o tempo de vida útil das cintas?