Qual a periodicidade de inspeções nas cintas?

Existem 2 tipos de inspeção: a inspeção visual e a inspeção formal.

A inspeção visual é também chamada de inspeção pré-uso, isto é: o próprio operador deve fazer uma verificação visual no estado de conservação da cinta antes de a utilizar.

Esta inspeção (pré-uso) é um requisito das normas técnicas que é capaz de evitar muitos acidentes. Porém vamos além e recomendamos fazer adicionalmente esta inspeção também após o uso.

Desta maneira se for identificado qualquer dano na cinta, será mais fácil identificar as causas dos danos às cintas, podendo assim serem tomadas as devidas medidas preventivas não somente para evitar acidentes como também aumentar a vida útil das cintas.

Veja este outro FAQ sobre o tema: Qual é a hora certa de descartar o produto?

Já sobre a inspeção formal é obrigatória ser feita com periodicidade de no mínimo um ano. Isto está estabelecido tanto nas normas técnicas quanto na própria NR 11 (norma regulamentadora que trata da movimentação de cargas).

Faça download gratuitamente do nosso modelo: Registro de Inspeção

Neste ponto, vale observar um importante detalhe: se você sabe que determinada cinta tem durabilidade de 6 meses, por exemplo, não faz sentido fazer inspeções formais anualmente!

É por isso que o Responsável Qualificado deve determinar uma periodicidade de inspeção que seja coerente com o uso da cinta. Nós recomendamos fazer ao menos três inspeções ao longo do tempo de vida útil da cinta.

Faça a primeira inspeção na data do primeiro uso da cinta: desta maneira você terá um parâmetro para estabelecer o tempo de vida útil da cinta.

Ainda no mesmo exemplo (vida útil estimada em 6 meses), procure fazer inspeções a cada 2 meses. Mas se você não sabe o tempo de vida útil da cinta, recomendamos então adotar uma periodicidade proporcional ao grau de risco no uso da cinta.

Devem ser adotadas as frequências de inspeção conforme tabelas abaixo, onde o Responsável Qualificado pode inclusive optar por outros valores, com periodicidades ainda menores se achar pertinente, por exemplo adotar inspeções mensais, trimestrais ou semestrais.

Veja este outro FAQ sobre o tema: Qual o tempo de vida útil das cintas (planas ou tubulares)?

Primeiramente some as pontuações, conforme frequência de uso, aplicação e tipo de operação:

FREQUÊNCIA DE USO APLICAÇÃO OPERAÇÃO
Alta (3 pt) Específica (1 pt) Agressiva (3 pt)
Média (2 pt) Multi-uso (3 pt) Controlada (2 pt)
Baixa (1 pt) Normal (1 pt)

Conforme o resultado, classifique o grau de risco:

PONTUAÇÃO GRAU DE RISCO FREQUÊNCIA SUGERIDA
pt < 5 Baixo ANUAL
5 < pt < 7 Médio SEMESTRAL
pt > 7 Alto TRIMESTRAL