Sim, as cintas de elevação podem passar por um leve alongamento durante o uso, conhecido como “laceamento”, que é uma característica natural ao longo da vida útil da cinta têxtil. Esse laceamento é influenciado pela frequência de uso, carga aplicada e modo de utilização. Importante: a elasticidade é calculada como uma porcentagem do comprimento total da cinta, ou seja, quanto maior o comprimento, maior o alongamento absoluto esperado.
Os materiais utilizados nas cintas da Tecnotextil apresentam elasticidade controlada conforme as especificações:
– Poliéster (PES): até 7% de elasticidade;
– Dyneema (HMPE): até 1% de elasticidade;
– Aramida: até 3% de elasticidade.
Esses valores representam o limite máximo de elasticidade do material quando a cinta é utilizada corretamente e sem sobrecarga. Durante a operação, uma cinta de poliéster com 6 metros de comprimento, por exemplo, pode se alongar temporariamente até 6,42 metros (6 x 1,07) sob carga, retornando ao repouso com um comprimento ligeiramente superior ao inicial, como 6,05 metros. Esse aumento sutil ao repouso caracteriza o laceamento que embora mínimo, é esperado e seguro.
Importante: um leve aumento de comprimento ao longo do tempo é esperado no uso regular da cinta. Contudo, se o comprimento da cinta em repouso estiver próximo dos limites de elasticidade especificados acima, isso pode indicar que houve sobrecarga. Nesse caso, a cinta pode ter sofrido uma deformação plástica, evidenciando que foi utilizada além de sua capacidade nominal, comprometendo sua segurança e integridade.
Para garantir uma operação segura e equilibrada, recomenda-se:
– Utilizar cintas novas em conjunto desde o início da operação, evitando diferenças de laceamento entre elas ao longo do tempo;
– Utilizar cintas do mesmo modelo e capacidade na mesma operação. Combinar cintas de diferentes capacidades ou modelos pode resultar em variações de alongamento e laceamento, causando desequilíbrio na carga, especialmente em operações de precisão, como encaixe de moldes;
– Se uma das cintas do conjunto for danificada (rejeitada na inspeção), orientamos fazer a troca de todas as demais, pois em virtude dos fatos mencionados, pode haver desequilíbrio.