Brasil investe na construção de gasodutos e parques eólicos

Tubo elevado por cinta Levtec.Obras de grande porte e de importância estratégica para o País contam com os produtos da Tecnotextil. A segurança e a qualidade da marca geram confiança, tornando-a cada vez mais utilizada por empresas de renome internacional.

Em busca da ampliação da infra-estrutura energética do Brasil para aumento da produção, grandes projetos estão sendo desenvolvidos no País. Dos gasodutos aos parques eólicos, o País busca soluções para atender a demanda da sociedade por mais e melhores serviços de energia. Há uma preocupação em estimular a participação de fontes energéticas sustentáveis e duradouras e priorizar o uso eficiente da energia para liberar capital aos setores mais produtivos da economia e preservar o meio ambiente, além de produzir energia de diversas fontes, reduzindo o risco da eventual escassez de algumas delas de forma compatível com as reservas disponíveis no país.

A Tecnotextil faz parte deste processo histórico, à medida que seus produtos vêm sendo largamente utilizados na construção de parques eólicos e gasodutos. A empresa apresenta a mais completa linha de soluções, dos mais variados modelos e capacidades, para todos os segmentos de movimentação e amarração de cargas. O poliéster – matéria-prima das cintas de elevação e amarração Levtec® – é a mais forte das fibras sintéticas e apresenta uma alta capacidade de absorção de força, além de excepcional resistência a sucessivos carregamentos. A trama especial das cintas Levtec® foi estudada para garantir o máximo em segurança, resistência e flexibilidade nas operações de movimentação de cargas.

Produtos Levtec® trazem soluções para construção de gasoduto
Grandes obras para construção de dutos no Brasil empregam a credibilidade e eficiência da marca Levtec®. A segurança e a qualidade da marca geram confiança e são cada vez mais utilizadas em grandes empreendimentos. Um deles é o Projeto Gasoduto Sudeste-Nordeste (Projeto Gasene), que compreende o trecho que vai do Rio de Janeiro à Bahia.

O Projeto Gasene consiste na construção de gasodutos de transporte de gás natural, com extensão total de 1,4 mil quilômetros e capacidade de transporte de 20 milhões de metros cúbicos por dia, ligando o Terminal de Cabiúnas, no Rio de Janeiro, até a cidade de Catu, na Bahia. O projeto é composto dos seguintes trechos: Gasoduto Cabiúnas (RJ) – Vitória (ES); Gasoduto Vitória (ES) – Cabimbas (ES), com conclusão prevista par o segundo semestre de 2007, e Gasoduto Cacimbas (ES) – Catu (BA).

Recentemente, iniciaram-se as obras do Gascac – Gasoduto de Cacimbas (ES) a Catu (BA), com 940 quilômetros de extensão. Para realizar o transporte de tubos da fábrica da Confab em Pindamonhangaba (SP) até os canteiros das obras, a prestadora de serviços e mão-de-obra Serpre, uma das contratadas das transportadoras que atuam na obra e que responde pela logística de transporte rodoviário, vem recorrendo aos produtos e soluções Levtec® para garantir melhores resultados.

A logística inclui a distribuição de tubos de 28 polegadas de diâmetro por vários trechos da obra nos seis parques de tubos. Serão aproximadamente 9.500 viagens de carretas da fábrica no interior paulista aos canteiros, diz o diretor comercial da empresa, Ronaldo Kauschus Leal.

A Serpre é responsável ainda pelo fornecimento dos berços para acomodar os tubos nas carretas. “São três pilhas de tubos. A Tecnotextil fornece as catracas CF100, as cintas de amarração e os suportes de aço desenvolvidos em conjunto com a Serpre para fixação dos frontões (de aço) que protegem a cabine do motorista em caso de impacto. Fornece ainda as patolas para o manuseio dos tubos nos canteiros. Atualmente, os produtos e soluções Levtec® estão presentes em 90% da obra”, calcula Ronaldo.

Além disso, a Tecnotextil também está operando com muita força no gasoduto em construção em Manaus-Coari, diz o diretor comercial da empresa.“A Serpre foi parceira transportando os tubos na rodovia e na balsa”.

Seleção de fotos de movimentação de cargas com cintas de poliéster Levtec.

Maior parque eólico do País utiliza produtos da Tecnotextil
Os produtos Levtec® estão presentes também no processo de construção do maior parque de energia eólica do país e o segundo do mundo. A Ventos do Sul Energia está instalando em Osório (RS) três parques, cada qual com 50 megawatts (MW). A Wobben Windpower, responsável pela fabricação de pás (hélices), aerogeradores (turbinas eólicas) e torres de concreto de 98 metros de altura que darão sustentação aos aerogeradores, vem utilizando as cintas de movimentação nas obras.

A energia eólica é uma eficiente fonte de produção de eletricidade. Através da força dos ventos, produz energia limpa e renovável a baixo custo e, por isso, o governo federal vem incentivando a utilização deste recurso energético no Brasil. Nesta obra de grande importância para o Rio Grande do Sul e para o país, a Tecnotextil colocou à disposição a consultoria do assistente técnico Marcos Oliveira, trabalho de fundamental importância para a utilização correta e eficiente dos produtos Levtec®. O técnico auxilia, no local, clientes da Tecnotextil que operam nas mais diversas regiões do país.

A Wobben Windpower é uma das maiores fabricantes de aerogeradores de grande porte da América do Sul. Segundo consta em seu site, é também a primeira produtora independente de energia elétrica, oriunda de fonte eólica, autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com usinas próprias em operação no Brasil – instaladas nos estados do Ceará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul -, além de uma na Patagônia (Argentina).

A Tecnotextil fornece ainda cintas de amarração e elevação para a empresa Tecsis. Segunda maior fabricante de pás para geradores eólicos do planeta, a companhia tem mais de 12 mil de seus equipamentos operando em dez países, afirma reportagem da revista Época Negócios. As pás que a empresa fabrica – feitas de fibra com ligas complexas, revestimento de epóxi e dotadas de pára-raios internos – são o componente de nível tecnológico mais elevado das turbinas de vento. As peças produzidas em Sorocaba já equipam cerca de 65% dos aerogeradores vendidos pela General Electric nos Estados Unidos.


Ícone seperador de posts da Tecnotextil - Cintas para Movimentação de Cargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *