Usando a linguagem dos gibis, cartilha informa sobre o uso correto das cintas de movimentação

Capa da Cartilha de Inspeção e Manuseio

A Tecnotextil acaba de lançar no mercado uma cartilha inédita que informa, de forma didática e atraente, sobre como usar as cintas de movimentação Levtec®. Intitulada Segurança em Movimento – Inspeção e Manuseio: Movimentação Segura de Cargas com Cintas Levtec® de Poliéster, será distribuída para os clientes.

A Tecnotextil acaba de lançar no mercado uma cartilha inédita que informa, de forma didática e atraente, sobre como usar as cintas de movimentação Levtec®. Intitulada Segurança em Movimento – Inspeção e Manuseio: Movimentação Segura de Cargas com Cintas Levtec® de Poliéster, ela foi produzida sob coordenação da Gerência de Qualidade da Tecnotextil.

A idéia de produzir uma cartilha informativa surgiu da demanda de informações existente no mercado e integra a política da Tecnotextil de proporcionar qualidade e segurança aos clientes por meio de seus produtos e serviços. “Pelo fato de a cinta de movimentação ser um produto relativamente novo no mercado brasileiro, ainda existe pouca informação quanto à sua performance e utilização. A maioria das escolas de formação técnica e até de nível superior não têm em sua grade curricular este tipo de material”, explica André Lopes.

A preocupação da Tecnotextil com segurança não é de hoje. Por isso, a edição é uma nova versão – muito mais aprimorada – de outra cartilha editada em 2006, também sob coordenação do gerente de qualidade, André Lopes. “Era uma versão mais caseira, sem apelo de imagem e com menos informação”.

A cartilha colorida traz em suas páginas um personagem que simboliza a segurança e a força das cintas de movimentação Levtec® . “Além de dar vida à cartilha, ele busca associar o produto a uma figura exemplar, robusta e que a todo instante se preocupa em não acidentar os trabalhadores envolvidos e as cargas manuseadas”, explica Lopes. O objetivo, segundo o gerente de qualidade, é levar informações importantes que orientem o usuário dos produtos Levtec®, promovendo uma utilização com total segurança, satisfação e ganho na vida útil das cintas.

Em formato semelhante a um gibi, a publicação informa por meio de uma linguagem leve, de fácil compreensão. Aliada ao uso de ilustrações, o projeto gráfico tira o peso do assunto sem extrair dele a seriedade.

Além das informações básicas sobre segurança, a concepção levou em conta questionamentos oriundos do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). As dúvidas mais comuns, segundo Lopes, dizem respeito à utilização de cintas que contêm um pequeno corte, à possibilidade de lavar a cinta antes de nova utilização ou à forma adequada de se efetuar consertos (industrialização).

Foto da cartilha de inspeção e manuseio com as páginas abertas.A publicação ensina como realizar inspeção nas cintas antes de usá-las
e o personagem simboliza a segurança e a força das cintas Levtec®.

O leitor encontrará por exemplo, informações sobre a importância de realizar inspeção nas cintas antes de cada uso, como uma forma de prevenir possíveis acidentes. “É um vício do trabalhador em geral, em relação a qualquer tipo de equipamento, não realizar uma rápida inspeção antes de cada uso. Isso ocorre em relação a diversos equipamentos, ferramentas utilizadas no dia-a-dia, e não apenas em relação à cinta. A maioria dos trabalhadores usa suas “ferramentas de trabalho” sem observar o estado de conservação. Por isso, são comuns acidentes com equipamentos básicos. Os trabalhadores confiam que receberão o equipamento do almoxarifado em perfeitas condições, o que nem sempre ocorre, porque o atendente do almoxarifado normalmente não tem o conhecimento necessário sobre uma infinidade de materiais que são diariamente disponibilizados aos trabalhadores”. O usuário precisa conhecer o seu equipamento e fazer a inspeção”.

Os 1.000 exemplares desta primeira edição serão distribuídos para clientes (usuários finais e distribuidores) durante treinamentos ministrados pela empresa e visitas dos vendedores externos, mas também poderão ser cedidas diante de solicitação do cliente à área comercial da Tecnotextil.


Ícone seperador de posts da Tecnotextil - Cintas para Movimentação de Cargas

2 ideias sobre “Usando a linguagem dos gibis, cartilha informa sobre o uso correto das cintas de movimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *