Cintas para acionamento de moendas

Desde que foi trazida para o Brasil, a cana-de-açúcar tem tido importante papel na economia nacional, sendo o país o maior produtor do mundo. Os processos de moagem da cana são realizados pelo sistema de ternos de moenda.

Entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000, foi implementado o sistema de acionamento através de acoplamentos flexíveis de eslingas, fazendo a ligação do acionamento para a moenda. Essa tecnologia, que foi trazida da África do Sul e substitui o antigo sistema “luva e palito”, é composta por cintas de poliéster de alta capacidade, e chegou para ficar no setor sucroalcooleiro.

Pioneira na fabricação desse tipo de cinta, a Tecnotextil viabilizou expressivos ganhos de produtividade e redução de custo nas usinas de todo o Brasil.

Segundo Marcelo Bocardo, engenheiro que acompanhou a implantação dessa nova tecnologia desde o início e atual representante da Tecnotextil pela empresa ARJMAN, os primeiros projetos foram feitos com cabos de aço circulares, porém estes apresentaram um baixo tempo de vida útil, alto custo e uma extrema dificuldade de manutenção e lubrificação.

“No ano de 2002, foi realizado o primeiro teste de acoplamento flexível com eslingas na Usina São Martinho e Usina da Pedra, duas das maiores do Brasil, que na época tinham o mesmo acoplamento, mas com cabos de aço. Não hesitamos em procurar a Tecnotextil para fornecer as cintas têxteis, já que desde aquela época a empresa era referência no mercado. Apesar de haver um certo receio de que o material não fosse resistente o suficiente para esta operação, ela se adequou muito bem ao equipamento, substituindo perfeitamente o cabo de aço e atendendo 100% das expectativas. Desde então, as cintas da Tecnotextil se tornaram um verdadeiro sucesso, sendo utilizadas nas maiores usinas do Brasil e posteriormente conquistando também outros países da América do Sul, América Central e do Norte”

Vale lembrar que nos primeiros anos após a implantação do novo sistema, a Tecnotextil era a única empresa a fabricar esse modelo de cinta.

Com o passar do tempo, alguns fabricantes de acoplamentos passaram a adquirir essas cintas com empresas concorrentes, atraídos por melhores preços, mas por outro lado tiveram rompimentos mais frequentes das cintas devido à qualidade inferior.

“Outras empresas começaram a comercializar esse produto com o passar dos anos, mas a diferença de qualidade ainda é gritante. Nenhuma conseguiu atingir a resistência e a tecnologia oferecidas pela pioneira Tecnotextil. Outro fator importante é o atendimento técnico, pois toda equipe de vendas e parceiros da Tecnotextil sabem corretamente qual a cinta necessária para cada tipo de moenda e para cada usina, pois essas cintas não são padronizadas”, afirma Marcelo.

As cintas para acoplamento flexível de moendas para os acionamentos de moendas são manufaturadas com cintas tubulares, confeccionadas com fios de alta tenacidade, além de possuírem uma capa especial que oferece proteção extra.

Em razão de sua flexibilidade, elas absorvem os impactos e permitem um maior deslocamento dos eixos, além de resistirem facilmente à elevada tração transmitida pelas máquinas. Não só apresentam maior vida útil, como também dispensam lubrificação e manutenção mecânica.

É importante lembrar que o produto mais barato nem sempre tem qualidade e, a longo prazo, pode acabar saindo muito mais caro se tiver que ser substituído com frequência. Por isso, convidamos você a visitar a nossa fábrica, conhecer de perto todos processos e ver os testes comparativos com seus próprios olhos.

Não se deixe enganar: a movimentação torna-se ainda mais segura e duradoura quando se tem em mãos as cintas da Tecnotextil.


Ícone seperador de posts da Tecnotextil - Cintas para Movimentação de Cargas

Uma ideia sobre “Cintas para acionamento de moendas

  1. Vou rejeitar aqui o comentário no site, mas pode deixar que estaremos entrando em contato Sr. João Carlos!

    Nota: rejeitando o comentário pois gostamos de deixar comentários que acrescentem conteúdo em relação à matéria, mas agradecemos seu contato e interesse no produto! Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *