Cintas e proteções de aramida: um novo horizonte de soluções para movimentação de cargas

Assim como foi pioneira na fabricação de cintas de poliéster, a Tecnotextil também foi a primeira empresa do Brasil a produzir cintas de aramida, ampliando novamente os horizontes das operações logísticas no País.

A inovação foi introduzida em 2010, sendo as primeiras amostras da matéria-prima importada submetidas a rigorosos testes no Laboratório de Ensaios da Tecnotextil, cujos laudos atestaram a tenacidade da aramida e sua resistência a temperaturas que variam de -200 °C a +350°C.

Comparadas às suas congêneres de poliéster, as cintas de aramida apresentam capacidade quatro vezes superior. Consequentemente, a aramida permite a produção de cintas mais fortes e ao mesmo tempo com diâmetro e peso menores, portanto mais fáceis de manusear e transportar.

“Ambas feitas para suportar até 100 toneladas na Vertical, veremos que a primeira é quatro vezes mais grossa, pois é necessária uma quantidade maior de fios de poliéster para compor uma cinta com essa capacidade”, explica Claudio Romualdo, Analista de Produtos da Tecnotextil.

Além de multiplicar as opções disponíveis para movimentação de cargas ultrapesadas, a introdução da aramida no Brasil também gerou novas soluções para cargas leves, sobretudo quando se trata de obter encaixe em diâmetros menores. “Caso você precise de uma cinta forte o suficiente e ao mesmo tempo fina para atravessar um olhal estreito, a aramida é a solução”, acrescenta o analista. Ou seja, a cinta de aramida viabilizou uma economia espaço que, dependendo da operação a ser executada, pode fazer toda diferença e também permitiu o uso de ganchos e olhais com tamanhos cada vez menores, permitindo a adequação aos novos padrões de acessórios Grau 10 e Grau 12.

O uso da aramida não se limita à elevação de cargas ultrapesadas: também inclui a proteção corrediça, caso seja necessário preservar a integridade das cintas de poliéster em cantos vivos e ambientes abrasivos. Desta forma, torna-se possível incrementar a vida útil das cintas e garantir a segurança das operações.

Os clientes podem obter todos os tipos de solução em aramida, contando com a total rastreabilidade que só a Tecnotextil oferece, inclusive com cintas de carga nominal de 1.000 toneladas (na Vertical) e proteções para os ambientes mais agressivos, o que tem assegurado à empresa sua posição de liderança no mercado de movimentação de cargas.


Ícone seperador de posts da Tecnotextil - Cintas para Movimentação de Cargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *