Dez motivos para usar as cintas de poliéster Levtec®

O controle da qualidade dos produtos, a excelência da matéria-prima e a orientação aos clientes sobre utilização, inspeção e manutenção dos equipamentos são algumas das vantagens oferecidas pela Tecnotextil.


1 – Controle da qualidade

A Tecnotextil possui uma rígida política de segurança e qualidade. O Controle da Qualidade está totalmente implementado, objetivando a aprovação final do produto para envio ao cliente, após monitorar as características e especificações do produto, assegurando que seus requisitos foram atendidos conforme critérios de produção definidos. Atualmente, é o único fabricante de Cintas em poliéster para elevação e amarração de cargas com certificado ISO 9001:00 em todos os processos da empresa (comercial, financeiro, administrativo, fabril e da qualidade), incorporando um modelo de gestão padronizada, controles específicos em cada fase do processo e inspeção de aprovação. Uma das atividades mais importantes da organização é a validação de seus produtos.


2 – Regime estatutário

A empresa segue normas internacionais de padronização. Apesar de não haver ainda uma norma específica brasileira, a empresa já produz voluntariamente, há mais de 15 anos, cintas conforme norma EN 1492 (adoção de padrões de fabricação, internacionalmente aceitos). Existem no mercado produtos que não atendem a requisitos mínimos de segurança e qualidade. Preocupada com esta situação, a ABNT – CB 17 está elaborando uma norma brasileira de fabricação de cintas (baseada na norma européia EN 1492 – Partes 1 e 2). A Tecnotextil faz parte do CB 17, participando, reivindicando e colaborando para que a segurança dos usuários seja o principal ponto da norma.


3 – Matéria-prima

Utiliza como matéria-prima fio e linha 100% poliéster, o que permite que seus produtos possam ser utilizados em ambientes com temperatura de -40ºC a 100ºC, estáveis à luz e à temperatura de trabalho. Trata-se de um fio patenteado (maior valor agregado), adquirido no mercado externo, de fornecedor certificado ISO 9001:00, acompanhado de Certificado de Capacidade. Internamente, uma Máquina de Ensaios de fio e linha com alta precisão afere as capacidades atestadas pelo fornecedor.


4 – Laboratório próprio

Possui em sua sede um Laboratório de Ensaios Mecânicos (até 200 t), com maquinário certificado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Desta maneira, podem ser asseguradas (também na prática) as capacidades, realizando ensaios de ruptura e coletando dados referentes à força (kgf) efetuada.


5 – Transparência

Em todas as cintas, a Tecnotextil indica em lugar visível, o nome do fabricante e a carga máxima de trabalho permitida, uma exigência da Portaria 3214/78 – TEM – NR 11 sobre TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS.


6 – Foco no usuário

A Tecnotextil orienta seus clientes sobre utilização, inspeção e manutenção dos equipamentos. É também uma exigência da Portaria 3214/78 – NR 11 que os laços de cabos de aço, correntes, cintas e outros meios de suspensão ou tração e suas conexões sejam instalados, mantidos e inspecionados conforme especificações técnicas do fabricante. A empresa oferece ao usuário final uma Cartilha, informando, de forma didática e bem humorada, sobre inspeção e manuseio das cintas Levtec®.


7 – Treinamento

O pós-venda da Tecnotextil inclui treinamento “in company” gratuito, com profissional especializado e qualificado, para treinar usuários no uso e inspeção de cintas em seus próprios ambientes de trabalho. Trata-se de um treinamento com recursos áudio visuais, informações técnicas, casos práticos, esclarecimento de dúvidas etc. Este curso pode ser agendado pelos usuários das cintas Levtec®.


8 – Fator de segurança

O fator de segurança das cintas Levtec® – relação entre o limite de carga de trabalho efetivo e a carga mínima de ruptura da cinta – é comprovado nos ensaios laboratoriais (planejamento da construção do produto), atendendo a critérios de segurança, qualidade e à legislação.


9 – Preservação dos bens movimentados

As cintas preservam os materiais elevados, amarrados ou transportados, evitando danos. Um exemplo é sua utilização no transporte de tubos, prevista pelo Conselho Nacional de Trânsito, com o intuito de evitar avarias nas superfícies dos tubos, utilizando cintas em poliéster e mantendo a resistência necessária à sustentação da forma e do posicionamento da carga.

10 – Praticidade
As cintas Levtec® contam com boas possibilidades de conserto de cintas fornecidas (otimização dos recursos). Ex.: Troca da fita, colocação ou troca de proteções etc.

Por estas e outras muitas razões as cintas são uma opção moderna e eficiente na movimentação de cargas de todo tipo.


Ícone seperador de posts da Tecnotextil - Cintas para Movimentação de Cargas

2 ideias sobre “Dez motivos para usar as cintas de poliéster Levtec®

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *