Cinta de elevação com Fator de Segurança 5:1?

Recebemos uma pergunta muito interessante de um cliente através do formulário de contato de nosso site:

“Consultando o catalogo Tecnotextil (Levtec) algumas cintas tem fator de segurança 5:1. Porém este fator não consta nas normas ABNT NBR 15637. Esse fator é relativo a alguma norma? Qual seria esta norma? Qual o tipo de cinta utiliza este fator?”

Achamos interessante compartilhar com todos a resposta, abaixo:

Nos primórdios da implementação das cintas têxteis para movimentação de cargas no Brasil, foi adotado o Fator de Segurança 5:1, pois não havia norma de referência; foi implementado um FS similar ao utilizado em lingas/eslingas de cabo de aço.

Atualmente, este FS é referenciado pela norma ASME B30.9 (padrão americano). Porém você tem razão: o FS de 5:1 não está previsto nas normas brasileiras!

Desde que a NBR 15.637 foi implementada (com base na EN 1492), o FS para cintas é de 7:1; e 4:1 para cintas com acessórios (devido ao FS menor, da parte metálica). Veja este artigo em nosso Blog para saber mais: https://www.tecnotextil.com.br/fator-de-seguranca-e-para-serve/

Particularmente, a Tecnotextil passou a ofertar produtos com FS 7:1 desde 1999 (com base na européia EN 1492); a norma brasileira foi de fato implementada apenas em 2008. E pouco tempo depois, nós retiramos da nossa linha de oferta as cintas 5:1 (além deste fator, também não seguem o padrão de cores).

Você provavelmente está consultando algum catálogo antigo nosso! Nós temos os catálogos sempre atualizados em nosso site, na seção de Catálogos: https://www.tecnotextil.com.br/downloads/

Porém, vale lembrar que há casos onde podemos sim fazer um desenvolvimento específico, com este FS. Por vezes é exigência do cliente (já houve inúmeros casos) as cintas conforme a ASME B 30.9: fazemos, porém não divulgamos como “produtos de linha”.