O tamanho da cinta influencia a capacidade de carga?

No processo de fabricação de cintas, o “comprimento” é uma característica não relacionada à capacidade da cinta em sua construção ou projeto. O que realmente importa para a capacidade da cinta é o tipo de matéria-prima utilizada, associada ao processo de fabricação. A carga alcançada pode não necessariamente ser maior com um número maior de fios no corpo da cinta, se esses fios não forem de qualidade excelente.

A única limitação é o comprimento mínimo da cinta, especialmente em cintas planas. A composição é linear e independente da cinta ter dois ou vinte metros, a mesma CMR (Carga Máxima Recomendada) é alcançada.

De acordo com as normas ABNT NBR 15637 e ABNT NBR 15883, o modelo de fabricação é definido como “unidades produzidas sob um mesmo método de fabricação, dentro da mesma capacidade, independentemente do comprimento”. Portanto, o comprimento da cinta não influencia na definição do modelo ou na capacidade máxima de carga da cinta.

Mas ele pode afetar a distribuição de forças durante o uso: a capacidade efetiva (ver CMT x CMTE), no uso de cintas com comprimentos distintos, haverá uma distribuição de forças desiguais.

Para mais informações sobre como o uso de cintas com diferentes ângulos pode afetar a segurança, consulte outros links relacionados:

Ao trabalhar com ângulos, a carga pode escorregar?.