Por que cinta tubular não pode ter costura lateral?

Como diz a Norma ABNT NBR 15637-2, a capa das cintas tubulares não pode conter emendas laterais.

Mas antes de esclarecer o porquê, temos que lembrar da função da capa. Ela tem o objetivo primordial de coibir a entrada de pós, cristais, areia, enfim: evitar que partículas sólidas entrem na cinta, consequentemente danificando o núcleo.

capa

Durante o uso, as cintas tubulares recebem um enorme esforço de carga e, ao mesmo tempo, o núcleo fica em constante contato/atrito com a capa de proteção. É por isso, inclusive, que a área interna da capa tem que ser mais lisa e homogênea que a parte externa, para facilitar o deslocamento (minimizar o atrito) com o núcleo.

Podemos, assim, resumir a função da capa como sendo a de: revestir, proteger e minimizar o atrito com o núcleo de cordões, que se apresenta de maneira fechada para impedir a penetração de sujeira e partículas sólidas.

É por isso então, que não pode ser feita uma cinta tubular utilizando-se de uma fita “larga”, para depois a dobrar ao meio a costurando longitudinalmente, ao invés de utilizar a devida capa de proteção.

Esta costura longitudinal facilitaria muito a entrada de partículas sólidas, diminuindo drasticamente o tempo de vida útil da cinta, devido ao atrito entre estas partículas, núcleo e capa; além de ser uma prática que vai contra os requisitos da norma!