Padrão de Qualidade da Tecnotextil é elogiado por auditoria

A qualidade é uma marca característica da Tecnotextil. Ao final de mais uma auditoria de manutenção da certificação ISO 9001:2000, a empresa recebeu elogios do auditor responsável, que afirmou dificilmente ver um plano de metas tão rigoroso: são 37 indicadores de qualidade, não ligados diretamente à ISO.

Desde quando conquistou a certificação em 2005, a Tecnotextil vem mantendo e aprimorando a gestão da qualidade no que se refere aos processos administrativos e operacionais. Auditorias periódicas para manutenção da certificação são realizadas por auditores, que visitam a empresa no intuito de avaliar se o sistema de gestão está consolidado de acordo com os requisitos da Norma ISO 9001:00, explica o gerente da Qualidade, André Lopes.

Inspeções diárias

A auditoria encontrou uma equipe de colaboradores ainda mais comprometida em alcançar a excelência da qualidade. Não é a primeira vez que um auditor vai à empresa e percebe como todos falam sobre qualidade, do auxiliar ao diretor. “Uma empresa que tem processos formalizados é muito mais fácil de gerenciar, pois os colaboradores atuam a partir de um procedimento”, assegura o presidente Luciano Vaz. Entre as mais importantes metas da Tecnotextil estão o monitoramento dos fornecedores e a satisfação do cliente – onde se busca atingir um índice acima de 90%. “Até agora, a pior nota em relação à satisfação do cliente foi 93,7%, e a melhor, 99,6%”, conta o supervisor Jorge Vaz. “Com relação à meta de alcançar conformidade no recebimento de matéria-prima, que é de 93%, alcançamos a média de 95% em 2007”. Inúmeras oportunidades de melhoria são levantadas durante as auditorias internas da Tecnotextil. “Em 2007 foram 37, o que mostra a importância do processo”.

Após a sua fundação, a empresa passou por momentos importantes na busca pela excelência. Durante o período que levou à segunda certificação, em dezembro de 2006, muito se avançou. “Nosso cliente ganhou de várias formas com a padronização: no atendimento, na garantia do produto que recebe – no prazo e sem erros – e na forma de discussão da utilização do produto com a nossa equipe técnica”, afirma Lopes. A implantação de uma política da qualidade melhorou sensivelmente os indicadores comerciais e financeiros, além da satisfação do cliente.

100% dos lotes fabricados
são inspecionados

A Tecnotextil é a primeira empresa fabricante com certificação ISO 9001:2000 no Brasil para fabricação e comercialização. Algumas outras empresas do mercado nacional apresentam certificação para a comercialização e não para a fabricação. Outros, além disso, têm a ISO somente em suas matrizes, no exterior. Para efeito da Norma ISO, tal condição não é válida. As auditorias de conformidade, de acordo com a Norma, certificam as unidades específicas, não a empresa (matriz e filiais, como um todo).

Em 2008, conforme Lopes, um novo plano anual de metas será implementado, incluindo novas metas e aumentando o nível de exigência daquelas que serão mantidas do plano anterior. Assim é a Tecnotextil: exigente internamente, de modo a alcançar sua missão: “Satisfazer os clientes em suas necessidades e expectativas”.


Ícone seperador de posts da Tecnotextil - Cintas para Movimentação de Cargas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.