Pioneirismo na evolução das fibras sintéticas para movimentação de cargas

No início dos anos 80, quando no Brasil só se movimentavam cargas pesadas com cabos de aço e correntes, a LEVTEC começou a desenvolver o que seriam as primeiras cintas têxteis para movimentação de cargas no Brasil.

Você sabia?

A primeira matéria-prima a ser utilizada para confecção de cintas para elevação e amarração foi o Nylon.

Durante anos essa matéria-prima foi utilizada na fabricação de cintas com sucesso, mas com o avanço do produto no mercado e com o surgimento da TECNOTEXTIL no início dos anos 90, percebeu-se que essa matéria-prima em alguns casos na indústria, sofria muito com ações de produtos químicos.

O Poliéster

Chegamos então ao Poliéster. Material de muita resistência mecânica (tenacidade) e química, sendo até hoje o “carro chefe” na fabricação de cintas têxteis!

Esse tipo de fibra foi inventada pelos químicos britânicos John Rex Whinfield e James Tennant Dickson, que lançaram o primeiro poliéster chamado de Terylene, em 1941.

A fibra mais resistente do mundo

A fibra de HMPE, sigla em inglês para Polietileno de Alto Peso Molecular, é caracterizada por sua alta resistência e módulo elevado.

O HMPE foi desenvolvido pela holandesa DSM na década de 1960 com a marca Dyneema®  e somente a partir da década de 90 são iniciados os trabalhos de desenvolvimento de fibras sintéticas de alta-tenacidade.

A partir de 2010 a TECNOTEXTIL iniciou a implementação da nova linha de cintas com o que há de melhor em fibras sintéticas para movimentação de cargas: a fibra de HMPE Dyneema®.

Veja esta outra matéria referente o lançamento em 2016: Tecnotextil lança nova linha de cintas tubulares LEVTEC com núcleo em Dyneema®

A evolução das fibras sintéticas

As cintas desenvolvidas com a fibra Dyneema® oferecem a mesma resistência que um cabo de aço, com a vantagem de serem até 7 vezes mais leves! A mesma segurança de sempre, com menor peso linear, menor corpo e ainda mais capacidade de carga.

Consulte nosso catálogo de elevação e confira as novidades nas páginas 12, 13 e 37,

Sempre à frente, a TECNOTEXTIL / LEVTEC irá buscar o que há de melhor no mercado para oferecer mais ergonomia e maiores capacidades de carga.


Ícone seperador de posts da Tecnotextil - Cintas para Movimentação de Cargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *