É possível consertar cintas danificadas?

Como sabemos, não é possível estimar o tempo de vida útil de cada cinta, pois vai depender do manuseio, periodicidade, forma e adequação do uso etc.

Mas depois que fazemos a inspeção do material e retiramos a cinta de uso, é possível consertá-la?

Sim! Dependendo do caso é possível recuperar a cinta têxtil! Por exemplo é muito comum perder a etiqueta de identificação; neste caso o reparo (trocar etiqueta) é viável.

Em cintas tubulares a viabilidade de conserto costuma ser mais provável, principalmente se estas forem confeccionadas com proteções adicionais. Por outro lado, cintas planas depois de danificadas costumam não ter conserto.

Porém temos 4 pontos importantes que você deve observar sobre este tema.
Vamos lá!

1 – Reparos devem ser realizados apenas pelo fabricante

Jamais altere as características originais do produto por conta própria! Apenas o fabricante do produto poderá fazer modificações e reparos nas suas cintas têxteis.

Isto também significa que a TECNOTEXTIL só pode reparar as cintas de nossa fabricação. Citando as normas técnicas: “Quando viável, as cintas devem ser reparadas apenas pelo próprio fabricante” (ref. item B.3.1 da NBR 15637, grifo nosso).

Portanto, não nos envie cintas de outras marcas/fabricantes!

2 – Aviso prévio

A TECNOTEXTIL se reserva ao direito de recusar o recebimento de materiais enviados sem aviso prévio, conforme inclusive declaramos em nossas Notas Fiscais.

Portanto, antes de enviar os materiais para nossa análise, entre em contato com nossa área comercial por e-mail, telefone ou mesmo através do formulário de Contato.

Você também pode contatar diretamente o Representante para fazer uma análise preliminar dos seus materiais!

3 – Como funciona na prática

3.1 – Seleção dos materiais

O Responsável Qualificado da sua empresa deverá separar as cintas têxteis que sejam viáveis de conserto para envio (para nossa fábrica).

Um profissional devidamente capacitado sabe distinguir os materiais de descarte (sem conserto) daqueles cujo conserto é viável. Porém, na dúvida: nos envie para análise!

Nota: consulte-nos para treinamentos de capacitação.

3.2 – Comunicação e Envio (NF)

Posteriormente você deverá nos comunicar (conforme item 2) do envio, preferencialmente já mencionando qual a sua demanda: colocação de proteções, troca de etiqueta, reposição de acessórios etc.

Atenção aos detalhes para a emissão da sua Nota Fiscal:

  • NCM para cintas têxteis deve ser 6307.90.90
  • CFOP varia de acordo com a demanda:
    • Remessa para industrialização (o objetivo é consertar/reparar a cinta), utilize o CFOP 5.901 (dentro do estado de SP) ou 6.901 (fora de SP);
    • Se o objetivo é apenas fazer um laudo, utilize CFOP 5.949 (em SP) ou 6.949 (fora de SP);
  • Informe sempre nas observações da Nota Fiscal o motivo do envio, bem como a rastreabilidade: a NF de origem ou mesmo nº da OF.

3.3 – Reparo e Certificação

Ao receber as suas cintas, vamos inicialmente separar aquelas que podem ser consertadas, daquelas sem condições de reparo.

Cintas tubulares cujo reparo é aparentemente viável precisarão passar por uma segunda análise mais profunda: é preciso ter a certeza que o núcleo de cordões permanece intacto.
Por isso vamos precisar abrir a capa da sua cinta, para analisá-la “por dentro”.

Estando a estrutura devidamente intacta, poderemos então proceder com o reparo: colocação de proteções adicionais, troca de etiqueta etc.

Lembrando que cintas têxteis não são recertificadas através de ensaio de dobro de carga. Se viável, são reparadas sem fazer nenhum tipo de teste de carga adicional.

3.4 – Comercialização

Durante todo processo, você estará sendo envolvido: se for viável o reparo, nossa área comercial entrará em contato para fazer a devida oferta/cotação.

Assim que você aprovar, seu material será reparado, a etiqueta de rotulagem padrão será  trocada (mantendo as informações originais) e uma nova etiqueta adicional será inserida com a data deste novo reparo.

4 – Vale a pena?

Pela nossa experiência, o processo de conserto de cintas traz um enorme ganho financeiro (redução de custo) aos clientes, principalmente quando se adota o uso de cintas com proteção total.

Ao utilizar proteções você estará preservando a cinta têxtil. Consequentemente, o Responsável Qualificado (referente item 3.1) poderá enviar a cinta apenas para troca da proteção, tendo assim uma relevante redução de custos.

Claro, pode haver uma ou outra exceção! Por isso conte sempre com nosso apoio: na dúvida, entre em contato com nossa equipe de Vendas.